Leia e observe as informações do quadro abaixo para responder às questões 01, 02, 03, 04 e 05.
Observe, na imagem abaixo, parte do interior de um mercado municipal, com bancas de diversos produtos.
João é o proprietário da banca de peixes desse mercado, e Antônia é a proprietária da banca de frutas.
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Mariana comprou R$ 3 100,00 de peixe na banca de João. Como ela realizou o pagamento à vista, recebeu um desconto de 3% em relação ao valor total de sua compra.
Qual é o valor que Mariana pagou por essa compra?
Como Mariana recebeu um desconto de 3%, logo: 100% - 3% = 97%.
[tex]= 3\ 100 \cdot 97 \% [tex]
[tex]= 3\ 1\color{Red}{00} \cdot \frac{97}{1\color{Red}{00}} [tex]
[tex]= 31 \cdot 97 [tex]
[tex]= R \$\ 3\ 007,00 [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
O mercado tem uma região com quatro bancas de mesma medida. Observe, na imagem abaixo, uma representação da vista superior dessa região, com as quatro bancas, em cinza, e o corredor, em amarelo.
O piso da parte do corredor dessa região será trocado.
Qual é a medida da área, em metro quadrado, desse corredor que terá o piso trocado?
A medida da área do piso do corredor será utilizado a seguinte estratégia: Área total menos a área das quatro bancas. Logo;
[tex]= Área_{(total)} - Área_{(4\ bancas)} [tex]
[tex]= L^{2} - (4 \cdot l^{2}) [tex]
[tex]= 7^{2} - (4 \cdot 2^{2}) [tex]
[tex]= 49 - (4 \cdot 4) [tex]
[tex]= 49 - 16 [tex]
[tex]= 33\ m^{2} [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Letícia é cliente da banca de frutas de Antônia e foi até essa banca para fazer compras. Observe, na imagem abaixo, as frutas que estão disponíveis nessa banca.
Letícia irá comprar uma laranja, um mamão dentre os dois tipos disponíveis, uma penca de banana dentre os três tipos disponíveis e uma maçã dentre os dois tipos disponíveis.
No máximo, quantas combinações diferentes de frutas Letícia pode fazer ao realizar sua compra?
Utilizando o princípio fundamental da contagem, temos:
[tex]P = P_{(laranja)} \cdot P_{(mamão)} \cdot P_{(banana)} \cdot P_{(maçã)} [tex]
[tex]P = 1 \cdot 2 \cdot 3 \cdot 2 [tex]
[tex]P = 12\ combinações [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Na banca de João, o preço de cada quilograma de tilápia é R$ 50,00, e o de salmão é R$ 90,00. Mariana é cliente de João e, em determinado dia, comprou salmão e tilápia, totalizando 50 quilogramas. Ela pagou R$ 3 100,00 por essa compra. O sistema de equações abaixo representa essa situação, em que [tex]s[tex] é a quantidade de salmão, e [tex]t[tex] é a quantidade de tilápia que Mariana comprou.
[tex] \begin{cases} s + t = 50 \\ 90s + 50t = 3\ 100 \end{cases} [tex]
Quantos quilogramas de salmão Mariana comprou nesse dia?
Resolvendo o sistema de equações, temos:
[tex] \begin{cases} s + t = 50 \Longrightarrow t = 50 - s (I)\\ 90s + 50t = 3\ 100 (II) \end{cases} [tex]
Substituindo a equação (I) em (II).
[tex] 90s + 50 \cdot (50 - s) = 3\ 100 [tex]
[tex] 90s + 2\ 500 - 50s = 3\ 100 [tex]
[tex] 40s = 3\ 100 - 2\ 500[tex]
[tex] 40s = 600[tex]
[tex] s = \frac{60\color{Red}{0}}{4\color{Red}{0}} = \frac{60}{4}[tex]
[tex] s = 15 [tex]
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Para delimitar a região do mercado, uma grade será instalada em todo o seu contorno. Observe, na figura abaixo, uma representação da vista superior da região onde será instalada a grade.
Qual é a quantidade mínima de grade, em metro, que será necessária para delimitar a região do mercado?
A quantidade de grade necessária para delimitar a região será de:
[tex] = 36 + 36 + 12 + 12 [tex]
[tex] = 96\ metros [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Observe o polígono representado na figura abaixo.
Qual é o nome desse polígono de acordo com o número de lados?
Como esse polígono tem 7 lados. Logo, ele denominado de "Heptágono".
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Pedro pedalou 3 quilômetros até o clube.
Quantos metros Pedro pedalou até esse clube?
sabemos que [tex]1\ km = 1000\ metros[tex]. Logo;
[tex]= 3\ km [tex]
[tex]= 3\ \cdot 1000 [tex]
[tex]= 3\ 000\ metros [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Patrícia comprou 5 pacotes de fitas decorativas, cada um deles contendo 38 fitas decorativas.
Quantas fitas decorativas Patrícia comprou no total?
Como cada pacote tem 38 fitas. Logo, cinco pacotes terá:
[tex]= 5 \cdot 38 [tex]
[tex]= 190\ fitas [tex]
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Observe abaixo a planificação da superfície de um sólido.
O sólido geométrico que corresponde a essa planificação está representado em
O sólido geométrico que corresponde a essa planificação está representado pela opção D.
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Para montar um combo em uma lanchonete, um cliente deve escolher 1 entre 6 opções disponíveis de sanduíche e 1 entre 5 opções disponíveis de suco.
No máximo, de quantas formas diferentes um cliente pode montar um combo nessa lanchonete?
A quantidade de combo disponível nessa lanchonete será de:
[tex] = sanduíche\ × sucos[tex]
[tex] = 6\ × 5[tex]
[tex] = 30\ formas\ diferentes[tex]
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
A dona de uma pizzaria contratou o serviço de um motoboy para a realização das entregas. A expressão abaixo é utilizada para calcular o valor que será pago ao motoboy por cada entrega. Com a distância total percorrida, em quilômetro, sendo representada por [tex]d[tex].
[tex] 12 + (5,5 \cdot d)[tex]
Qual é o valor, em real, que o motoboy receberá por uma entrega com 6 km de distância total?
Percorrendo 6 km esse motoboy vai receber:
[tex]= 12 + (5,5 \cdot d)[tex]
[tex]= 12 + (5,5 \cdot 6)[tex]
[tex]= 12 + 33[tex]
[tex]= 45,00\ reais[tex]
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Observe, na imagem abaixo, a tela retangular de um monitor com suas medidas e uma área retangular pintada de cinza, que representa um defeito na tela.
A medida da área dessa tela sem o espaço ocupado pelo defeito, em centímetro quadrado, é de
A medida da área dessa tela sem o espaço ocupado pelo defeito (Parte amarela), em centímetro quadrado, é de:
[tex]Área_{(amarela)} = Área_{(total)} - Área_{(cinza)} [tex]
[tex]Área_{(amarela)} = [(40 + 20) \cdot (10 + 30)] - 20 \cdot 10 [tex]
[tex]Área_{(amarela)} = [60 \cdot 40] - 200 [tex]
[tex]Área_{(amarela)} = 2\ 400 - 200 [tex]
[tex]Área_{(amarela)} = 2\ 200\ cm^{2} [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
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